Fenomenologia de Goethe

Johann Wolfgang Von Goethe (escritor e pensador nascido em 1749) através de suas reflexões teóricas na área das ciências naturais nos traz um modelo de auto educação ecológica.

Outro pensador de nome Rudolf Steiner (filósofo e educador nascido em 1861) usando este modelo na sistematização da pedagogia Waldorf acrescentou na educação o fator da percepção, deste modo, o iniciado tem sua introdução na Agricultura Biodinâmica. 

Com este mesmo conceito denominado de Nova Educação é possível introduzir o atual estudante na prática da Ecologia Urbana, envolvendo o ambiente natural e antrópico.

Esta auto educação que desenvolve a percepção do mundo natural que nos rodeia, do qual fazemos parte, se inicia com a observação detalhada dos elementos naturais que estão próximos e nos pode levar até a consciência da Natureza Divina.

Um exemplo: 
Certo dia do final do outono, passeando por uma praça do interior paulista, percebi que um cupinzeiro de montículo esteve nas últimas semanas em franco crescimento, indicando uma atividade acelerada de seus operários.

A madrugada deste dia registrou a temperatura mais baixa deste ano (14°C) devido à chegada repentina de uma frente fria. 
 

O fato é que os cupins "sabiam" com antecedência da chegada desta frente fria e portanto apressaram a construção.

Os cupins são eco designers em sua arquitetura. Suas construções exploram inteligentemente o sistema de ventilação da colônia alinhando o montículo edificado com a posição do sol.
A câmara interna mantém uma constante temperatura de 37º C independente da temperatura externa.
O aquecimento da parede (feita de barro) durante o período de insolação do dia tem sua radiação alcançando e aquecendo a câmara central (onde fica o ninho) à noite.

Resultado de imagem para planeta terra

Estes insetos sociais com aproximadamente 360 milhões de anos na face da Terra e com expressiva consciência coletiva cooperativa, com certeza, tem muito a nos ensinar.

Saiba mais a respeito da Pedagogia Waldorf

3 comentários: