Biologia

Cupim subterrâneo da espécie Coptotermes gestroi (havilandi).

C. havilandi é uma espécie oriental (asiática) que foi introduzida no Brasil no século passado, havendo registros no Rio de Janeiro em 1923 e em Santos em 1934. É a principal espécie de cupim como praga urbana da região sudeste do Brasil.

Os cupins subterrâneos são insetos sociais divididos em castas.


Ovos - Ninfas - Operários - Soldados - Reprodutores (alados ou aleluias) - 
Reprodutores de substituição - Rei e Rainha.


Quando inicia a primavera há grandes revoadas de Alados (aleluias - príncipes e princesas) nos finais de tarde onde giram ao redor das lâmpadas acesas das cidades.




Após a revoada há o acasalamento onde o casal de alados desce ao solo, cortam suas asas e penetram na terra para formar o ninho, o príncipe e a princesa passam então para Rei e Rainha.
A Rainha desenvolve um  abdomem fisiogátrico e o grande tamanho é resultado do acúmulo de ovos em desenvolvimento dentro de seu corpo para dar conta das centenas de posturas por dia. 

As colônias da espécie Coptotermes havilandi chegam a uma população de 3 milhões de indivíduos consumindo 360 gramas de madeira / dia.

Os cupins de solo não se alimentam de concreto mas podem atravessa-lo em busca da celulose (madeira ou papel) que é seu alimento.
A celulose se encontra sempre próxima aos locais de infestação, também procuram minerais como o cálcio em estruturas de gesso (moldura do teto) ou argamassa.


Esta espécie de cupim ataca as árvores urbanas (usadas como Reservatório) comendo o seu cerne (também chamados de cupim de cerne),  a árvore fica aparentemente normal, porém oca e sem sustentação, podendo cair com tempestades causando graves acidentes.


Reconhecer o cupim subterrâneo da espécie C. havilandi é possível a olho nu quando mexemos em uma colônia e rapidamente aparecem os Soldados que são agressivos e possuem a cabeça resistente por ser queratinizada (amarela).


Um comentário:

  1. nossa os cupins pode derruba uma arvore ?
    vou chama logo a measerv.com.br para dedetizar a minha casa, aminha casa e toda na madeira , me deu medo agora !

    ResponderExcluir