Iscas para Cupins Subterrâneos

As Iscas:
As iscas para cupins subterrâneos são conhecidas também como "Bait Stations" - Estações de Iscagem.



São constituídas externamente por uma capsula (carcaça) de plástico que deve ser bem fixada no local alvo e internamente por uma placa de papelão ondulado e um sarrafo de madeira pinus:
  1. Iscas de Solo: piso e ou gramado
  2. Iscas Aérea: parede, teto e ou árvores
 


Como funcionam?
Uma vez que a carcaça plástica é fixada, o papelão interno começa absorver a umidade do local. Cupins subterrâneos estão sempre associados à disponibilidade de água, como por exemplo: infiltrações em paredes. A umidade no papelão passa para o sarrafo de pinus, este quadro em que a umidade é retida em um ambiente fechado é propício para o desenvolvimento de fungos existentes no ar, estes fungos iniciam a quebra da celulose (papelão e madeira) e atraem os cupins.


O mesmo fato ocorre quando um armário embutido é revestido internamente com madeira sem ventilação, a umidade fica retida entre a parede o fundo (geralmente de Eucatex - aglomerado de madeira de baixa densidade), o fungo e o cupim se instalam e discretamente destróem o armário que funciona como uma grande isca. 

Custo benefício:
Considerando que o preço de um bom armário embutido pode chegar a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e o preço de nossas iscas - Bait Stations é de R$ 20,00 (vinte reais), é bem melhor investir no Monitoramento Preventivo por Iscagem.

Etapas para Monitoramento Preventivo por Iscagem:
  • A) Inspecionar os pontos críticos nos imóveis e árvores do entorno.


  • B) Detectando cupins é necessário classificar a espécie infestante, para se conhecer a sua biologia.
  • C) A Isca poderá ser instalada em cima do foco para poder agrupar os cupins ou também pode ser instalada em pontos críticos para detecta-los.
Obs: Com os cupins dentro da isca, em um segundo momento, o pinus interno normal  da isca  poderá ser substituído por um refil com IGR - hormônio inibidor de crescimento como opção para tratamento e controle.


As árvores, biologicamente falando, são o Reservatório Natural desta espécie de cupins que fragilizam o caule na base.
Nestes insetos sociais, a Rainha disponibiliza 2.000 (dois mil) ovos por dia e podem durar 25 (vinte e cinco anos), onde uma colônia  forrageia 3.000 (três mil) m² de área e um ninho central pode gerar muitas colônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário