Oficina de Ecologia Urbana

A Oficina de Ecologia Urbana abriga uma Fábrica de ECOBAITS (Iscas Ecológicas para Cupins Subterrâneos).
O protótipo da fabrica está funcionando em teste e já está produzindo as primeiras unidades.
Estamos agora em processo de parceria com a SHD - Sociedade Humana Despertar para implementação desta Oficina.




Participe pela web da construção desta Oficina acessando:

Dentro de um modelo sócio-ambiental de utilidade pública e interesse econômico, a Oficina de Ecologia Urbana está sendo desenvolvida através do setor 2.5, para capacitar  jovens e demais pessoas interessadas em fazer parte da Unidade Ambiental Urbana (UAU).

Fernando Gabeira entrevista Tião Rocha

Tião Rocha é seu nome, Sebastião é apelido. Antropólogo (por formação acadêmica), educador popular (por opção política), folclorista (por necessidade) e mineiro (por sorte). Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG.

Inicialmente, a Unidade Ambiental Urbana (UAU) será direcionada para o Projeto Salvando Árvores, que tem por objetivo a preservação das árvores de Campinas / SP e que estão sendo fortemente atacadas por cupins subterrâneos de origem asiática.
Estes cupins migram das árvores para os imóveis e vice versa, causando grandes prejuízos.


O jovem devidamente capacitado, aprenderá fabricar as Estações de Iscagem de Cupins (Ecobait street), confeccionadas com material 100% reciclável, instala-las, monitora-las e georreferencia-las com uso de um aplicativo (Dr. Cupim Tech), com tecnologia Android para tablet e smartfone, iniciando assim a 1ª etapa do projeto Salvando Árvores.



O Projeto Salvando Árvores, se baseia no Programa de Controle Integrado de Cupins Subterrâneos de Curto, Médio e Longo prazo e  possui 03 etapas:

  1. Mapeamento dos Pontos de Infestação
  2. Definição das áreas de Pressão de Infestação
  3. Controle e Monitoramento
Na 1ª etapa: Mapeamento

  • Estamos fabricando as iscas - Ecobaits 

Esta isca foi desenvolvida e utilizada para monitoramento pelo Instituto de Estudos de Insetos Sociais da UNESP de Rio Claro, confeccionada com garrafa peti e papelão cartonado, adicionamos a madeira proveniente de poda para maior durabilidade.

www.shd.org.br
Está em estudo uma parceria com a Instituição SHD - Sociedade Humana Despertar para implementação da Oficina de Ecologia Urbana onde estará funcionando uma unidade da Fábrica de Ecobaits. A SHD produz e faz a manutenção de mudas de árvores em áreas públicas, inclusive urbanas. Plantaremos árvores, instalaremos as Ecobaits e faremos o monitoramento, veja o Programa Salvando Árvores (click aqui).
  • Este produto será chamado de Ecobait Street, pois pode ser disponibilizado em áreas públicas sem chamar a atenção e nem implicar em valor material que possa ser removido por curiosos, principalmente por ficarem enterrados e sujos com terra.

   

  • Escolhendo uma localidade com fornecedores de Garrafas Peti, Papelão e Madeira de poda: Comunidade do Jardim Eulina

Esta comunidade ocupa uma área de adensamento urbano com divisa para uma área verde.

O Instituto Assistencialista Dias Cruz fica na entrada da comunidade

O local é limpo e organizado
Há vários catadores de reclicláveis que serão os fornecedores de matéria prima: garrafa peti e papelão
Há também fornecedores de madeira de resto de poda em abundância

Tem inclusive uma bela paisagem bucólica.

  • Também está em estudo a possibilidade de implantarmos a Oficina de Ecologia Urbana dentro do espaço do Instituto Assistencialista Dias Cruz
Este Instituto abriga uma creche com 80 crianças e presta serviço assistencial à comunidade local.

No Instituto já acontecem algumas oficinas: Moda, Culinária e Inglês havendo portanto uma indisponibilidade de espaço físico construído, no entanto, há uma grande área livre verde onde poderemos aproveita-la como "laboratório" para passarmos o conceito de ecologia urbana.


15 ícones de casa feitas com containers



A idéia é instalarmos ali um Container, iniciando pelo Ecodesign ou Design ecológico  que é um termo para uma crescente tendência mundial nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não renováveis e ou minimizem o seu impacto ambiental sendo assim amigáveis para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário