Salvando Árvores

Salvando Árvores é um projeto Sócio Ambiental de Utilidade Pública e Interesse Econômico e tem por objetivo a preservação das árvores de Campinas / SP que estão sendo fortemente atacadas por cupins subterrâneos de origem asiática.

Através do Empreendedorismo Sócio Ambiental do Setor 2.5, utiliza como ferramenta o Tech Ativismo (Ativismo + Tecnologia) que é um movimento que gera impacto incentivando a sociedade a usar tecnologias digitais em prol do bem comum. 
Contexto:
  • Considerando que o cupim subterrâneo de origem asiática da espécie Coptotermes gestroi (havilandi) configura atualmente como a pior praga urbana de interesse econômico da região sudeste, causando grandes prejuízos em imóveis e delapidando as árvores da cidade podendo causar acidentes.
  • Sabendo que são as árvores os grandes Reservatórios (def: planta ou matéria inanimada onde vive e se multiplica um agente) desta espécie de cupim
  • Entendendo que esses cupins são considerados pragas invisíveis e que a maioria das pessoas desconhecem e que transitam das árvores dos imóveis e vice e versa.

Fonte: Instituto Biológico de S. Paulo

  • Destacando que algumas áreas, incluindo as nobres da cidade de Campinas / SP, já estão sofrendo a Pressão de Infestação, onde apenas o tratamento do imóvel pelo proprietário não é mais suficiente.
  • Torna-se necessário a elaboração de um plano emergencial de Controle Integrado de Cupins Subterrâneos de Origem Asiática de médio e longo prazo.




Segundo a manchete do Jornal DESTAK na edição de21/03/12, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Prefeitura estima em 20.000 (vinte mil) as árvores comprometidas.
Jornal DESTAK


O risco de queda e acidentes graves já é uma realidade, principalmente em áreas de Pressão de Infestação.

Raízes conprometidas

No entanto, a remoção total da árvore comprometida sem o devido tratamento do local pode levar a infestação direto para os imóveis.

Casa na Vila Nogueira
Casa da Vila Nogueira
Utilidade Pública e Interesse Econômico: Quem estiver pensando em comprar, vender ou alugar uma casa, deve antes de tudo, avaliar bem a área e o imóvel para detectar a presença de cupins subterrâneos. Este geralmente é percebido no local quando o estrago já é grande.
Em áreas de Pressão de Infestação tem se tornado comum uma "maquiagem" na casa antes da venda ou aluguel, fazendo a troca das guarnições das portas, troca de rodapés de madeiras, troca de piso de madeira por piso frio, forros de pinho por forros de PVC, etc.
Mas o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor garantem o ressarcimento e a quebra imediata do contrato considerando o Vício Redibitório e o Vício Oculto.

Termo de Adesão ao Projeto

6 comentários:

  1. OLá , Boa noite estou com uma árvore atacada por cupins só que aqui em Jundiaí gostaria muito de ajudar como faço ?

    ResponderExcluir
  2. OLá , Boa noite estou com uma árvore atacada por cupins só que aqui em Jundiaí gostaria muito de ajudar como faço ?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Existe o programa muito bom! Porém não entendi como funciona, tem alguma forma de contato com a empresa para prevenir, é apenas enviar fotos das destruições? Como posso me tornar um Tech-ativista?

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde venho por meio desta procurar informações sobre como acabar com cupim pois tenho um pé de cajá manga no meu quintal pois o mesmo encontra-se com cupim, preciso de um remédio para acabar com o mesmo sem comprometer a arvore..

    ResponderExcluir

  5. When I originally commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now each time a comment is added I get three e-mails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Appreciate it! hotmail login

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Estou com uma arvore que esta sem folhas
    Atacada por cupins
    Eu consigo recuperar ela.?

    ResponderExcluir