Salvando Árvores

Salvando Árvores é um projeto Sócio Ambiental de Utilidade Pública e Interesse Econômico e tem por objetivo a preservação das árvores de Campinas / SP que estão sendo fortemente atacadas por cupins subterrâneos de origem asiática.

Através do Empreendedorismo Sócio Ambiental do Setor 2.5, utiliza como ferramenta o Tech Ativismo (Ativismo + Tecnologia) que é um movimento que gera impacto incentivando a sociedade a usar tecnologias digitais em prol do bem comum. 
Contexto:
  • Considerando que o cupim subterrâneo de origem asiática da espécie Coptotermes gestroi (havilandi) configura atualmente como a pior praga urbana de interesse econômico da região sudeste, causando grandes prejuízos em imóveis e delapidando as árvores da cidade podendo causar acidentes.
  • Sabendo que são as árvores os grandes Reservatórios (def: planta ou matéria inanimada onde vive e se multiplica um agente) desta espécie de cupim
  • Entendendo que esses cupins são considerados pragas invisíveis e que a maioria das pessoas desconhecem e que transitam das árvores dos imóveis e vice e versa.

Fonte: Instituto Biológico de S. Paulo

  • Destacando que algumas áreas, incluindo as nobres da cidade de Campinas / SP, já estão sofrendo a Pressão de Infestação, onde apenas o tratamento do imóvel pelo proprietário não é mais suficiente.
  • Torna-se necessário a elaboração de um plano emergencial de Controle Integrado de Cupins Subterrâneos de Origem Asiática de médio e longo prazo.




Segundo a manchete do Jornal DESTAK na edição de21/03/12, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Prefeitura estima em 20.000 (vinte mil) as árvores comprometidas.
Jornal DESTAK


O risco de queda e acidentes graves já é uma realidade, principalmente em áreas de Pressão de Infestação.

Raízes conprometidas

No entanto, a remoção total da árvore comprometida sem o devido tratamento do local pode levar a infestação direto para os imóveis.

Casa na Vila Nogueira
Casa da Vila Nogueira
Utilidade Pública e Interesse Econômico: Quem estiver pensando em comprar, vender ou alugar uma casa, deve antes de tudo, avaliar bem a área e o imóvel para detectar a presença de cupins subterrâneos. Este geralmente é percebido no local quando o estrago já é grande.
Em áreas de Pressão de Infestação tem se tornado comum uma "maquiagem" na casa antes da venda ou aluguel, fazendo a troca das guarnições das portas, troca de rodapés de madeiras, troca de piso de madeira por piso frio, forros de pinho por forros de PVC, etc.
Mas o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor garantem o ressarcimento e a quebra imediata do contrato considerando o Vício Redibitório e o Vício Oculto.

Termo de Adesão ao Projeto

4 comentários:

  1. OLá , Boa noite estou com uma árvore atacada por cupins só que aqui em Jundiaí gostaria muito de ajudar como faço ?

    ResponderExcluir
  2. OLá , Boa noite estou com uma árvore atacada por cupins só que aqui em Jundiaí gostaria muito de ajudar como faço ?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Existe o programa muito bom! Porém não entendi como funciona, tem alguma forma de contato com a empresa para prevenir, é apenas enviar fotos das destruições? Como posso me tornar um Tech-ativista?

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde venho por meio desta procurar informações sobre como acabar com cupim pois tenho um pé de cajá manga no meu quintal pois o mesmo encontra-se com cupim, preciso de um remédio para acabar com o mesmo sem comprometer a arvore..

    ResponderExcluir