Programa Dr Cupim

As iscas para cupins subterrâneos fabricadas em nossa empresa em Indaiatuba / SP são confeccionadas com plástico, papelão e madeira (pinus).

Na usinagem além dos moldes específicos fazemos também a injeção
Atualmente, além de outras iscas para pragas urbanas, desenvolvemos 02 modelos de Estações de Iscagem (Bait Station - BS):
  1. Solo bait - jardim / piso
Solo bait
  1. Aero bait - árvore / parede
Aéro bait
 Estas Estações de Iscagem (BS) servem de base para o nosso Programa:

Doutor Cupim Salvando Árvores e Imóveis



Este programa se baseia cientificamente no conceito de Áreas de Pressão de Infestação, relatado no ano de 2002, no livro Cupim e Cidade, pelos pesquisadores Sidney Milano (Biólogo - USP e IPT / Empresário) e Luiz R. Fontes (Biólogo e Médico - USP / Consultor).
Segundo os escritores: 

   "Em alguns bairros de algumas cidades do Sudeste (Brasil), como São Paulo e Rio de Janeiro, a pressão de infestação de por cupins é tão alta que o risco de infestação, a nosso ver, saiu da esfera de responsabilidade individual de cada proprietário de imóvel. Para reverter este quadro, as ações hoje necessárias precisam envolver a comunidade como um todo e o poder público. Somente com um Programa de Controle de médio e longo prazo, adequadamente planejado e conduzido, será possível reverter esta situação."

Delineamento do eixo de propagação da infestação baseado no nível de pressão (+/++/+++)

Programa Doutor Cupim mapeia com o uso de Bait Stations, pontos de infestação de cupins subterrâneos em áreas urbanas e através do Georrefenciamento por satélite abastece com os dados gerados pelo Aplicativo Dr Cupim uma Plataforma Digital que traça o Eixo de Propagação das enormes colônias desses cupins.



A importância do Programa Dr Cupim contempla 02 aspectos:

  • Aspecto Econômico: A infestação de cupins subterrâneos em imóveis causa uma desvalorização de 10% do valor de venda no mercado, além do estigma do condomínio. 
    • Nota: Em Lisboa (Portugal) a desvalorização de imóveis causados por esta praga urbana já está em 25%.
Medidor de energia atacado por cupins - risco de curto circuito

Armário embutido destruído por cupins

  • Aspecto de Utilidade Pública: Estes cupins adotam as árvores urbanas como Reservatório Natural, a espécie de origem asiática, por exemplo, Coptotermes gestrói fragiliza o cerne da árvores próximo ao solo podendo, com o auxílio do vento, causar sua queda com risco de acidentes graves.

    • A etiolgia da palavra Copto, vem do grego e significa cortador, no caso "cortador de árvores". Além do cerne, podem atacar também as raízes, as árvores podem aparentar estarem saudáveis, mas a base poderá estar fragilizada.
Crédito de imagem: Instituto Biológico S. Paulo



O Controle Integrado:

O levantamento da área infestada deve ser conduzido de modo colaborativo e pode ser compartilhado. Uma vez conhecido os pontos de infestação seja em imóvel ou área comum ou pública deve ser iniciado o tratamento seguido do monitoramento por iscas.

No mercado existem Serviços especializados e Produtos químicos  que são legalmente (ANVISA) indicados para o controle.
  • Serviços Especializados: São Empresas de Controle de Pragas ou órgãos públicos como CCZ (Centro de Controle de Zoonoses - Municipal) e SUCEN (Superintendência do Controle de Endemias - Federal) teoricamente com estrutura técnica, operacional e científica.
    • No caso de cupins subterrâneos os órgão públicos ainda não efetuam o controle.
    • As empresas particulares agem normalmente como aplicadoras de produtos (Dedetizadoras), seguindo eventualmente algum plano de controle integrado.
  • Produtos de uso profissional: São domissanitários registrados no Ministério da Saúde, sendo os seguintes princípios ativos mais usados no controle de cupins:
    • A) Fipronil: molécula do grupo Pirazol, sem repelência, age por contato e ingestão.
      • Vantagem: o produto de nome comercial Termidor (Basf) tem boa aplicabilidade em barreiras químicas e no tratamento de árvores na base.
      • Desvantagem: seu custo elevado (Termidor) gera falsificação do produto.
    • B) Hexaflumurom: como inseticida hormonal (nova geração), é um inibidor de crescimento que age por ingestão, ideal para uso de refil em iscas. É encontrado no mercado brasileiro em duas marcas:
      • a) Sentricon: Trata-se de um programa de controle comercializado pela multinacional Singenta, que não vende o seu produto, somente o sistema.
        • Vantagem: o uso de iscas próprias quando positivas tem o seu refil trocado, o produto utilizado é de boa qualidade e controla a colônia de curto a médio prazo.
        • Desvantagem: custo alto pois trabalha com contrato para monitoramento anual por imóvel, as iscas são cotadas em dolar (são importadas EUA), exige pagamento de royalties das empresas conveniadas, não se interessa pela arborização do entorno que está fora do imóvel, não utiliza o conceito de Área de Pressão de Infestação, caso não haja renovação do contrato pelo proprietário após 01 ano retiram as iscas e a infestação retorna - gerando dependência permanente.
      • b) Cupinout: Trata-se de um sistema com iscas também importadas da China, o refil tem fabricação própria.
        • Vantagem: Produto brasileiro onde é possível comprar somente o refil com o principio ativo.
        • Desvantagem: Produto novo no mercado onde é necessário conhecer a sua eficiência nas iscas positivas, assim como a origem, qualidade, estabilidade e padronização do principio ativo oferecido pelo fornecedor da matéria prima.
    • C) Fungos entomopatogênicos: São inseticidas biológicos que tem despertado grande interesse na agricultura, alguns estão registrados no Ministério da Agricultura e possuem certificação de Produto Orgânico (IBD).
      • Vantagem: Podem ser pulverizados em iscas positivas e em tratamento do interior da árvore afetada, o selo de certificado de produto orgânico agrega valor. Estamos testando várias cepas de várias espécies.
      • Desvantagem: Não há no mercado brasileiro produto registrado no Ministério da Saúde como domissanitário, encontramos apenas produto similar indicado para jardinagem amadora com registro no Ministério da Agricultura. 
Diante deste quadro fica claro que o modelo de Controle Integrado de Cupins Subterrâneos deve atender a um Programa de Monitoramento Preventivo.

Os cupins transitam das árvores para o imóvel e vice versa



ADQUIRA AS ISCAS EM NOSSA LOJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário