Programa Dr Cupim

O conceito científico do programa tem como base o diagnóstico de Áreas de Pressão de Infestação de cupins subterrâneos em zonas urbanas, segundo descrito pelos pesquisadores Milano e Fontes (USP, 2002):

"Em alguns bairros de algumas cidades do Sudeste (Brasil), como São Paulo e Rio de Janeiro, a pressão de infestação por cupins é tão alta que o risco de infestação, a nosso ver, saiu da esfera de responsabilidade individual de cada proprietário de imóvel. Para reverter este quadro, as ações hoje necessárias precisam envolver a comunidade como um todo e o poder público. Somente com um Programa de Controle de médio e longo prazo, adequadamente planejado e conduzido, será possível reverter esta situação (2002)".

Em nosso programa os dados para registro de pontos críticos são passados através de imóveis infestados, árvores atacadas e iscas positivas que são mapeados digitalmente por georreferenciamento.
Delineamento do Eixo de propagação da infestação baseado no nível de Pressão

As iscas para cupins subterrâneos fabricadas em nossa empresa em Indaiatuba / SP são confeccionadas com plástico, papelão e madeira (pinus - refil). Atendem ao programa no processo de calibragem do eixo de propagação da praga no ambiente.

Na usinagem além dos moldes específicos fazemos também a injeção

Modelo de Isca de solo
  
Quando a isca é positivada usamos o Sistema Termitron

Troca do refil com inibidor de crescimento de insetos.

As iscas são instaladas no solo para monitoramento preventivo

A importância do Programa Dr Cupim contempla 02 aspectos:
  • Aspecto Econômico: A infestação de cupins subterrâneos em imóveis causa uma desvalorização de 10% do valor de venda no mercado, além do estigma do condomínio. 
    • Nota: Em Lisboa (Portugal) a desvalorização de imóveis causados por esta praga urbana já está em 25%.
Medidor de energia atacado por cupins - risco de curto circuito

Armário embutido destruído por cupins
  • Aspecto de Utilidade Pública: Estes cupins adotam as árvores urbanas como Reservatório Natural. A espécie de origem asiática Coptotermes gestrói fragiliza o cerne da árvore na base, próximo ao solo e com a influência do vento na copa, cria-se um modelo de alavanca, causando a quebra que derruba a árvore, onde queda pode causar graves acidentes.
Pontos de ataques na árvore dependendo da espécie.



Os cupins transitam das árvores para o imóvel e vice versa





Nenhum comentário:

Postar um comentário