Os Cambuís de Campinas

OFICINA DE ECOLOGIA URBANA
Geralmente são as grandes árvores centenárias que nos chamam a atenção nas paisagens urbanas, no entanto, há árvores menores aparentemente delicadas que também merecem a nossa admiração.

É o caso do CAMBUÍ, que em Tupi Guarani quer dizer "Galho Fino"


Árvore Cambuí (Myrciaria tenella)

O Cambuí (Myrciaria tenella), com altura entre 4 a 6 metros, sendo nativa ocorre de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul na floresta semidecídua e mata de pinhais.
Sua madeira é moderadamente pesada, compacta, muito elástica, resistente e de boa durabilidade natural, sendo empregada para cabos de ferramentas.




Seus frutos são comestíveis e muito procurados por várias espécies de pássaros.



As flores brancas florescem em meados da primavera

Bairro Cambuí em Campinas / SP
Na história de Campinas / SP, ainda no século XVIII, havia um caminho que ligava o Largo da Santa Cruz (atual Praça 15 de Novembro) até onde hoje é o viaduto Laurão.
Este antigo caminho passava onde agora é a Rua Coronel Quirino e era ladeado por inúmeras arvores Cambuís, formando um verdadeiro Cambuizal.

Essa referência deu o nome atual ao Bairro Cambuí que possui uma infraestrutura bastante completa, com mercados, lojas, restaurantes, bares, hotéis, clubes, teatros, etc. 




O Bairro Cambuí também possui uma das mais altas rendas per capta da cidade. Com ruas arborizadas e condomínios de luxo, nele estão situados alguns dos imóveis mais caros de Campinas.


O mais incrível é que este bairro possui 33 (trinta e três) praças !
A má notícia é que o Bairro Cambuí apresenta várias áreas de Pressão de Infestação de Cupim Subterrâneo de Origem Asiática que estão delapidando o patrimônio natural público e as edificações. Podemos até dizer  que atualmente  nesta região há dois tipos de imóveis: os que já estão com cupins e os que vão ser atacados.
A boa notícia é que a árvore Cambuí nasce em terrenos úmidos e realmente este Bairro tem esta característica, até hoje, mesmo em período de estiagem prolongada existem inúmeras vertentes ativas. 
Muitos prédios possuem bombas no sub solo que drenam continuamente e é possível ver a água escorrendo pelo meio fio da calçada. 
O cupim subterrâneo asiático se instalou nesta região de Campinas porque as suas gigantescas colônias necessitam de muita água.


As vertentes do Cambuí


Memória fotográfica (1910):
A cascata que havia no Jardim Público, atual Centro de Convivência do Cambuí
Urbanismo
Segundo o autor Harri Lorenzi, em seu livro "Arvores Brasileiras", quando se refere a arborização urbana com essências nativas, explica que o plantio de espécies de árvores nativas em ruas, avenidas, parques e praças públicas de nossas cidades é uma prática insignificante, a despeito de nossa flora e isso ocorre  exclusivamente por desconhecimento de nossas espécies.
Dentre as espécies que se encaixam neste perfil, Harri cita o CAMBUÍ, que  é uma árvore bastante ornamental. Seu tronco marmorizado é decorativo presta-se admiravelmente bem para o paisagismo, especialmente na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Produz sombra, sua raiz é profunda e não quebra a calçada, seus frutos são comestíveis e podem ser consumidos in natura e  servem para fabricar sucos, sorvetes e geleias. 
banner para catarse
CLICK AQUI PARA PARTICIPAR
O Programa Salvando Árvores lançou a pedra fundamental para o controle dos cupins subterrâneos no Bairro Cambuí com o Projeto vamos salvar Figueira do Cambuí.

Uma de nossas propostas é conseguir mudas e plantar Cambuís no Bairro Cambuí, simples, prático e verdadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário