A Encruzilhada

No  momento atual, ao que tudo indica,  o aquecimento global juntamente com as alterações climáticas decorrentes já estão se tornando evidentes no dia a dia das pessoas.
Este verão na região sudeste do Brasil foi bem atípico com pouca chuva  e muito calor. 
Estas alterações de temperatura e umidade tem um impacto direto na população de insetos que representam 50% de todos os seres vivos do planeta e 90% de todos os animais (reino animalia, filo arthropoda, classe insecta). Os insetos urbanos, por sua vez, trazem problemas sérios para os habitantes das grandes cidades.


Em Campinas / SP, maio de 2014 está ocorrendo a pior epidemia de dengue já registrada, ocorrendo 1 caso a cada 10 minutos, segundo a globo.com.
Isto significa uma explosão proliferativa dos mosquitos A. aegypti contaminados com  o arbovirus transmissor da dengue. Os mosquitos estão picando e as pessoas estão ficando doentes pois estão com o vírus inoculado.
Com aproximação dos jogos da copa, receberemos muitos turistas que levarão de volta para os seus países, juntamente com suas bagagens o Vírus da Dengue, contribuindo para uma pandemia no futuro.
O Brasil já é um exportador de formigas lava-pés e poderá se tornar um grande exportador do vírus da dengue. Tudo isso devido à nossa pobre e ultrapassada política pública de saúde ambiental.
Em 1957, ocorreu uma pandemia de gripe asiática: em seis meses, a doença deu a volta ao mundo, como mostra o mapa

No entanto, como estamos entrando em meses frios de estiagem, esta população de mosquitos tende a diminuir juntamente com a epidemia, Mas um outro grave problema que é a falta de água e seu racionamento acentuado tende a se agravar

Resumindo a aproximação da encruzilhada
"Oba não tem mais dengue, xiii mas também não tem água,
 Oba tem água, xiii mas está dando dengue ou 
Oba vou estocar água e de brinde ganho uma dengue"

Outro fato inédito, é que neste ano estamos no início de uma grande estiagem e os reservatórios estão apenas com 8% de sua capacidade, enquanto que no ano passado nesta mesma época, estavam em 60% (caso da cidade de S. Paulo). Sendo assim, a população mais carente sem reservatórios, está estocando água do jeito que puder, ou seja, em baldes, tambores e bacias sem vedação contra insetos. 

A população está sem água, mas o mosquito da dengue tem à sua disposição inúmeros recipientes com grande oferta de água limpinha sem tampa, do jeito que ele gosta! 

* * * 

Como alternativa a este modelo falido de fazer saúde pública estamos lançando a Oficina de Ecologia Urbana com base no sistema de Vigilância Ambiental Urbana com o objetivo de unir a comunidade, poder público, ongs e empresas usando uma proposta conceitual e prática dentro da responsabilidade sócio-ambiental.
O nosso projeto protótipo Dr. Cupim Salvando Árvores.
  • Inseto: Cupim subterrâneo de origem asiática, espécie Coptotermes gestrói
  • Característica biológica: inseto social exótico (origem Indonésia), intrusivo em áreas urbanas, considerado invisível e que as pessoas desconhecem, causador de grandes prejuízos ao patrimônio público natural (arvores) e ao patrimônio privado (imóveis) devido as suas grandes colônias com milhões de indivíduos. Suas rainhas botam 2.000 (dois mil) ovos ao dia, durante 20 (vinte) anos.


  • Área: Cada rainha atua com sua colônia em um perímetro com 30 (trinta) metros de raio = 2.826 m² (metros quadrado). Os cupins escalam também 30 metros na vertical atingido as caixas de água em cima de prédios.
  • Pressão de infestação: segundo Milano e Fontes (2002) são áreas urbanas onde a infestação já é tão alta que não é mais eficaz apenas o tratamento dos imóveis pelos seus proprietários. O imóvel será reinfestado após 2 (dois) anos em média.


  • Região: O sudeste do Brasil está em um movimento ativo positivo, onde a infestação está ganhando força rapidamente. Escolhemos a região de Campinas para o nosso projeto.
  • Impacto social: A nossa fábrica de Ecobaits capta a matéria prima de coperativas de recicláveis - garrafa Peti / papelão e resto de poda (madeira) disponível nas via públicas, gerando aumento de renda imediato para os catadores.

  • Fábrica: De simples concepção, a produção das isca ecobaits exige poucos recursos.

  • Oficina: De modo conceitual e prático dentro do tema Ecologia Urbana, capacita pessoas para a formação das Unidades Ambientais Urbanas (UAU).


  • Unidade Ambiental Urbana: Depois de instaladas as iscas, a UAU aprende a fazer o Georreferenciamento com uso do aplicativo Dr. Cupim Tech para smartfones / tablets - android.
  • Aplicativo: Qualquer cidadão pode baixar gratuitamente este aplicativo, fotografando e ou filmando pontos de infestação que podem ser uma ecobait, uma árvore ou um local no imóvel. Os dados captados serão enviados para a plataforma digital via nuvem. 
  • Georreferenciamento: Tem por objetivo mapear pontos com cupins e definir uma área de Pressão de Infestação da cidade.
  • Tratamento: Dentro da área de pressão de infestação, localiza-se as árvores das vias públicas atacadas por cupins e inicia-se o tratamento com inseticida biológico certificado como orgânico.

 



  • Peritagem: Após o tratamento a árvore será avaliada em relação ao seu comprometimento estrutural para detecção do risco de queda.
Obs: Solicite por email uma cópia do TCC:

Degradação das árvores das cidades e a influência dos cupins. Rugeri e Marins, 2014.

milton@doutorcupim.com

www.salvandoarvores.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário